quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A influência africana na língua portuguesa


Oi pessoal, vou falar um pouco sobre a nossa língua e sua influência da África. A língua é a coisa mais importante pois sem ela como  iriamos nos comunicar. A África pode ser considerada o continente da diversidade linguística considerando a dinamicidade das línguas, enquanto em outras regiões do mundo as línguas que se extinguem são substituídas por línguas europeias, em África são outras línguas africanas que vêm ocupar o espaço das subordinadas, por exemplo: suaíli, Wolf, haussa, fulani, xixona.
 Pelo mundo todo foram difundidas palavras derivadas das línguas africanas. No Brasil, esse processo de aquisição de palavras e da cultura afro se deu pela presença da mão-de-obra africana, e escrava, por quase quatro séculos no final do século XVIII (1789). Nesse período, um grande número de pessoas veio para o Brasil de vários locais da África, trazendo consigo seu modo de falar, viver e seus dialetos próprios. Os principais grupos que contribuíram para a língua portuguesa foram os grupos guineano-sudanês (Guiné e Sudão Ocidental) e banto (África Austral). Os africanos também deixaram vestígios em nossa língua é o prefixo ca- (pequeno), que aparece em várias palavras, como camundongo, calunga, caçula, calombo, cachimbo, carimbo etc.
 
 Vou dar um exemplos de palavras influência pelos africanos para vocês:
 
 Acarajé: uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê.
 
Agogô: é um instrumento musical de metal usado no candomblé, na capoeira e no samba.
 


Búzio: nome comum ás conchas espiraladas de moluscos. .
 
Cachimbo: Aparelho para fumar, composto de fornilho e um tubo.


 
 
Cafuné: Ato de coçar levemente a cabeça de alguém.
 
 
 
Calombo: Tumefação ou quisto cutâneo.
 
 
Carimbo: instrumento de borracha
.
  
Cuíca :Mamífero didelfideo semelhante ao gambá
 
Dendê: o fruto do dendezeiro:
 
Dengo: dengue
 
 
Além desses tem:
 
Fuxico :Intrica ,mexerico.
Fubá: Farinha de milho ou arroz. 
Orixá: Divindade de religiões afro-brasileiras.
Quindim: docinho de gema de ovo, coco e açúcar.
Umbanda: Religião originada na assimilação  de elementos culturais afro-brasileiros pelo espiritismo
 
 Opinião: A língua é uma coisa muito importante, ela nos permite nos comunicarmos. Na época da escravidão haviam vários negros trazidos da África pra cá, com isso eles deixaram bastante de sua cultura como a língua e o vocabulário deles, anteriormente você viu um pouco de algumas palvras que foram influenciadas por eles
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário